Plataformas de Letramento

 Abaixo, estão listadas algumas Plataformas que desenvolvem trabalhos acerca do Letramento Digital em sala de aula.

É uma Iniciativa de Computação na Escola dedicada a ampliar o ensino de computação no Ensino Fundamental e Médio. A visão é que todos os alunos em todas as escolas devem ter a oportunidade de aprender computação.  O objetivo é que a computação deve fazer parte do currículo no Ensino Fundamental e Médio.

LightBot é um jogo educativo de quebra-cabeça baseado em codificação, ensina lógica de programação enquanto você joga, desenvolvido por Danny Yaroslavski. Está disponível como um jogo Flash online e também em aplicativo para smartphone Android e IOS .

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira -CIEB disponibiliza um Currículo de Referência em Tecnologia e Computação que tem como principal objetivo oferecer diretrizes e orientações para apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares.  É organizado em três eixos: cultura digital, pensamento computacional e tecnologia digital , subdivididos em conceitos.

A plataforma Computer Science Unplugged disponibiliza o livro “Ciência da Computação Desconectada”, que consiste em uma coleção de atividades desenvolvidas com o objetivo de ensinar os fundamentos da Ciência da Computação, sem a necessidade de computadores. Uma grande vantagem dessa abordagem reside na sua independência de recursos de hardware ou software. Assim, as “atividades desplugadas” são passíveis de aplicação em localidades remotas com acesso precário de infraestrutura  e podem até ser ministradas por não especialistas em computação.

A Code.org® é uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o acesso à ciência da computação em escolas e aumentar a participação das mulheres e das minorias não representadas. A plataforma fornece um currículo amplamente utilizado no ensino da ciência da computação para escolas primárias e secundárias.  O Code.org® oferece aos professores, Cursos, Laboratório de Apps e Laboratório de Jogos  para ensinar aos alunos como criar apps, animações, e jogos em JavaScript.